Depois de cinco anos sem haver acendimento regional da chama pela 18ª Região Tradicionalista (RT), Candiota foi o município responsável por resgatar essa atividade. A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude iniciou os trabalhos ainda no início do ano, num acerto com os 12 municípios que compõem a 18ª RT.
A Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC) buscaram num primeiro momento a chama em Tenente Portela, chegando no município dia 20 de agosto e permanecendo até o dia 23 quando foi levada para Caçapava do Sul com uma comitiva composta por cerca de 30 cavalarianos da ACC, que posteriormente retornaram para repartir a chama entre todas entidades dos 12 municípios da 18º RT. A chama foi recebida na manhã do último domingo, dia 1º, no marco da Batalha do Seival, às margens da BR- 293.
A Secretaria organizou uma grande recepção para os cavaleiros com uma apresentação inédita no município: a encenação da Batalha de Seival e Proclamação da República Riograndense. A encenação produzida e dirigida por Rinaldo Souto, mobilizou dezenas de cavalarianos em uma recriação da épica batalha que ocorreu no local, há 183 anos, entre as tropas imperiais, lideradas por João da Silva Tavares, e a força Farroupilha, comandada pelo general Antônio de Souza Netto. A atividade contou com centenas de pessoas que visitam o local para prestigiar o evento.
A coordenadora do tradicionalismo no município, Júlia Graziela Azambuja, disse que não esperava tanto público. “O evento superou as nossas expectativas, as pessoas acreditaram no nosso trabalho e puderam participar de algo que ficou marcado na história do município e isso nos deixa realizados enquanto organizadores deste evento”, afirmou.
O secretário responsável pela Cultura, Sérgio Marques, destacou em seu discurso a importância de ter um governo que investe em Cultura. “O Prefeito nos deu o aval para que pudéssemos criar algo que viesse a valorizar nossa cultura e hoje tivemos aqui um espetáculo, onde cada pessoa que esteve aqui levará algo significativo para sua vida”, falou.
Após o ato oficial, os representantes dos 12 municípios da 18ª RT receberam uma homenagem enquanto pegavam a centelha crioula para levar ao seu município. Além disso a senhora Tânia Lemes de Sant’Ana do Livramento, de 70 anos, recebeu a homenagem com o título de “Cavaleira Destaque da 18ª Região Tradicionalista”.
A coordenadora da 18ª RT, Paula Oliva Bundt, enfatizou que o dia ficará guardado na memória e no coração. “Foi um baita momento, a emoção tomou conta tanto na encenação como na homenagem à Tânia Lemes, reconhecendo assim a todas as mulheres guerreiras da nossa região”, falou ao acrescentar que: “ao ver a participação de todos os municípios da 18ª RT levando o símbolo maior dos festejos farroupilhas que é a Chama Crioula, dois sentimentos me definiram: gratidão e orgulho”.
O prefeito Adriano Castro dos Santos se emocionou com o ato. “Sonhamos há anos com o fortalecimento do tradicionalismo de Candiota através das nossas entidades e hoje pudemos ver isso se concretizar, é o resultado do trabalho da nossa equipe e do empenho das nossas entidades que se envolveram desde o início para que isso fosse possível”, falou.
O evento contou com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da 3ª Brigada da Cavalaria Mecanizada e com patrocínio do Restaurante Global, Intercement, Garcia e Pelisson Concretos e Mineração e Madeireira Busatto. Os Festejos Farroupilhas de Candiota se estendem até o dia 22 de setembro, com programação municipal e independente dos Centros de Tradições Gaúchas.