Com a finalidade de promover o acesso a alfabetização de jovens, adultos e idosos que ao longo de suas vidas não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, o município de Candiota aderiu no final do ano passado ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
Em Candiota há duas turmas em funcionamento, uma em Seival sendo alfabetizada por Daiana Moura Etcheverria, e outra em Dario Lassance por Silvia Furtado. Ambas passam por diversas formações para coordenar as turmas do Programa no município.
De acordo com Daiana as aulas são realizadas de forma bem flexível. “Nós sempre agendamos o melhor dia e horário para eles, pois muitos trabalham, então para tornar viável encaixamos as aulas conforme a disponibilidade da turma, mas sempre com muito compromisso”, destaca.
Na turma de Seival há um caso peculiar, a dona Santa Felomena Duarte de 89 anos que está se alfabetizando. Conforme conta Daiana, ela foi até a casa da senhora para perguntar se o filho dela não gostaria de participar do Programa. “O jovem não estava em casa, mas dona Santa me surpreendeu perguntando se ela não poderia participar, pois ela nunca teve a oportunidade de estudar e sonha em poder assinar o seu nome. Ela tem muita vontade de aprender e isso me deixa muito motivada”, relatou Daiana.
O programa tem a duração de 8 meses e posteriormente após a formação, o aluno recebe o certificado e já pode ingressar na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Interessados poderão entrar em contato com a Daiana através do 53 99715268.
O Programa
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional.
Além do pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores de turmas, o MEC/FNDE repassa recursos financeiros aos estados e municípios, por meio de transferência automática, para financiamento das seguintes ações: formação de alfabetizadores, aquisição de gêneros alimentícios para a merenda e, também, de materiais escolares, pedagógicos, didáticos e literários, e de apoio ao professor em geral.
O Brasil Alfabetizado atendeu cerca de 14,7 milhões de jovens e adultos entre 2003 e 2012 . Em 2012, cerca de 1 milhão e 200 mil alfabetizandos foram atendidos.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS