Durante o mês de junho o secretário de Cultura de Candiota, Esporte e Juventude Sérgio Marques e a coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja visitaram as 12 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT), para apresentar a proposta e convite do acendimento da chama crioula no município que se realizará no dia 1° de setembro no marco da proclamação da república Rio-grandense.
De acordo com a Júlia Graziela, o acendimento oficial da chama é para a 18° região tradicionalista, em que até o presente momento estão confirmados nove municípios que farão parte do cerimonial. As reuniões estão sendo feitas junto aos gabinetes dos prefeitos e departamentos de turismo e cultura das cidades.
O secretário Sérgio Marques, ressalta que cada cidade está recebendo a comitiva com um número expressivo de representantes. “Estamos muito felizes em enxergar que Candiota retomou o cenário tradicionalista o que é muito importante para o Município”, afirmou. Além disso, algumas visitas estão sendo acompanhadas pela coordenadora da 18° RT, Paula Oliva e o conselheiro Paulo Oliva, Conselheiro Eduardo Gusmão, da cidade de São Gabriel e a vice-coordenadora Cátia Cavalheiro.
Júlia Graziela conta que ainda faltam três cidades para serem visitadas, “estamos ansiosos para ter a confirmação das 12 cidades para buscarem a chama aqui”, afirmou. O prefeito Adriano Castro dos Santos enfatiza que esse será um grande evento, promovendo a história do Rio Grande do Sul, no berço da república rio-grandense. “Estamos trabalhando muito para promover o resgate cultural em Candiota, pois fazer cultura não é somente fazer eventos e sim fazer uma reeducação cultural, dando oportunidade de viver o momento”,