Mais uma vez mostrando preocupação com o bem-estar da comunidade candiotense, a Secretaria de Saúde traz uma novidade no atendimento, desta vez focada na Saúde da Mulher: a colocação do Dispositivo intrauterino, o DIU. O aparelho faz parte do tema de planejamento familiar e atua diretamente na prevenção de gravidez indesejada.
O DIU é um pequeno aparelho feito de plástico flexível e revestido de cobre, portanto, sem hormônios. De acordo com a Secretaria de Saúde, o dispositivo deve ser colocado no final da menstruação, desde que exista a certeza que a mulher não esteja grávida. Ele impede a gravidez porque atua nos espermatozoides diminuindo sua movimentação, dificultando sua penetração nas trompas e alterando o muco do colo do útero, sendo um dos métodos mais eficientes contra uma gravidez não planejada.
A colocação do dispositivo é realizada no Posto de Saúde da Sede do Município, nas sextas-feiras e por enquanto estão sendo oferecidos quatro colocações por semana. Para ter acesso ao serviço, a paciente deve passar por uma consulta com o enfermeiro ou com o próprio médico da unidade e pedir o agendamento.
De acordo com a Enfermeira Ariadne Costa, os agendamentos já estão sendo realizados e até o momento nenhum pedido foi negado, mas a paciente que optar pelo uso do DIU deve manter o acompanhamento. “As mulheres precisam voltar à Unidade para fazer a manutenção, com revisão e exames, são para essas mulheres que damos a preferência e também para as que não podem usar outros métodos contraceptivos por questões da saúde”, explicou a enfermeira.