Na última sexta-feira, 13, a Prefeitura de Candiota realizou a audiência para aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do Município. O documento é uma exigência da lei federal 11.445/2007 e propõe diretrizes que guiarão as ações voltadas aos quatro eixos que compõem o saneamento básico: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Representantes da Agroambiental, empresa contratada através de um convênio doConsórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) com a Secretaria Estadual de Habitação, foram os responsáveis para a elaboração dos planos bem como acondução da audiência.
A atividade contou com a participação da população local e membros do poder público. O objetivo da audiência foi apresentar à população o PMSB do município e permitir a participação popular através de sugestões e esclarecimento de dúvidas.
O Prefeito Luiz Carlos Folador que se fez presente durante a audiência, destacou que o plano é uma importante tarefa de gestão e administração. “É essencial para a tomada de decisões. O plano apresenta as diretrizes, quais ações são necessárias ao longo dos próximos anos, por isso a importância da participação popular”, falou.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Artêmio Parcianello, o próximo passo é fazer os ajustes necessários e apresentar para a Comissão responsável e posteriormente encaminhar para o legislativo para aprovação.
Dentro dos municípios do Cideja, Aceguá também fará seu Plano dentro do mesmo convênio.