Reflexão foi realizada na Câmara de Vereadores e a comissão técnica e organizadora já foram formadas para a elaboração do Plano
No último dia 15 de outubro, foi realizado na Câmara de Vereadores de Candiota, o seminário para a elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento buscou promover a reflexão conjunta entre todos os segmentos educacionais, sobre as ações para a educação do município para os próximos 10 anos. Membros da comunidade escolar, da sociedade e do Poder Público estiveram presentes na atividade.
Na ocasião foi formada a comissão técnica para elaboração do texto base do Plano Municipal de Educação, formada pela Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação, Procuradoria Jurídica e Secretaria de Administração e Finanças.
Foi formada também a comissão organizadora que tem como objetivo mobilizar a comunidade e aprovar o texto básico proposto pela comissão técnica, além de acompanhar a execução do plano.
O secretário de Educação, Adriano Castro dos Santos, destaca que o Plano é de extrema importância, “porque através dele vão ser traçadas metas, que vão ser desenvolvidas nos próximos 10 anos com relação à educação do município de uma forma geral. São várias instâncias envolvidas nesse trabalho. O Plano vai se tornar Lei e terá que ser colocado em prática independente do Governo”, argumentou.
O Plano Municipal da Educação, responde a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. Para o evento, a Professora especialista em alfabetização, Mestre e Doutora na linha de Gestão e Políticas de Educação pela UFRGS, Maria de Fátima Cóssio palestrou na atividade, para nortear a elaboração do Plano. “É um ápice de democracia em termos de educação, porque estamos nos propondo a pensar juntos a educação do município de Candiota para os próximos 10 anos. Debatendo de uma maneira muito democrática e participativa. É um momento de muito compromisso e responsabilidade, de projeção de uma educação de qualidade para as próximas gerações”, falou.