Na última sexta-feira, 27, no primeiro Jantar do Peixe realizado no município, a comunidade candiotense pôde saborear diferentes preparos desta carne. O evento que aconteceu no Candeeiro do Pago é uma realização da Associação dos Piscicultores de Candiota (Apiscan) em parceria com a prefeitura de Candiota, Emater/Ascar e Cooptec.
De acordo com o técnico da Emater, Humberto Alves, esse primeiro jantar foi restrito a 100 pessoas para experiência. “Como foi nossa primeira realização nesse tipo de jantar estabelecemos um número pequeno de pratos, para que pudéssemos testar tipos de preparo e ver a adesão do pessoal, mas com certeza o resultado foi muito positivo começando pelo fato que vendemos todos os ingressos dias antes”, falou.
O evento tem como objetivo também incentivar o consumo da carne de peixe, mostrando que a partir dela podem ser preparados pratos saborosos, práticos e saudáveis e que é uma excelente opção para o uso nodia a dia da população.
Para o evento foram utilizados aproximadamente 165 kg de peixes da produção local. Segundo opresidente Amarildo Antônio Zanovello, o evento foi um sucesso. “Queremos repetir o jantar em marçodurante a Semana Santa para mais pessoas, com certeza estamos satisfeitos com o resultado”, afirmou.
O prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador, que esteve presente na atividade junto a sua esposa Ana Scholl, diz que apoia e incentiva mais ações como essas. “Estava tudo maravilhoso, com certeza precisamos de mais jantares como esse para atender um público maior, toda equipe está de parabéns”, comentou o prefeito.
Um dos piscicultores mais antigo do município e primeiro presidente da Apiscan, Ari Vargas, contribuiu com aproximadamente 95kg de peixe e diz que esse é um pontapé inicial para o fomento da piscicultura e comercialização da carne. “Temos muitos piscicultores e poucas opções de destinação do peixe, com jantares assim teremos mais oportunidade de comercialização, além de ter um viés turístico para o município”.