A rede municipal de saúde de Candiota passou a contar nessa segunda-feira, 01, com duas novas médicas cubanas do Programa Federal Mais Médicos, que vieram para substituir os outros dois cubanos que já foram embora do município.
Para recepcionar as novas médicas, Tânia Monroig, 45 anos e Alicia Mustelier, 36, o prefeito organizou um ato em seu gabinete que contou a presença dos secretários municipais e dos vereadores Ancelmo Camillo e Danilo Gonçalves.
O secretário de saúde, Dinossane Pech, disse estar feliz e surpreso com a agilidade da vinda das médicas. “Esperávamos apenas para março, mas com as tratativas do nosso prefeito em Brasília elas chegaram agora para suprir as demandas do interior”, falou.
Uma das médicas, atenderá os Assentamentos de forma itinerante através da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e a outra ficará no posto de saúde de Seival. Na ocasião o prefeito Luiz Carlos Folador, fez uma apresentação e deu boas vindas às médicas, ressaltando que o foco da saúde no município é a prevenção. “Queremos propagar as boas ações para que a nossa população tenha mais qualidade de vida”, afirmou.
Ambas as médicas que também já trabalharam na Venezuela, estão pela primeira vez no Brasil. Alicia afirmou que a expectativa é grande e que pretende principalmente levar orientações para as comunidades sobre os fatores de risco das doenças mais comuns da região como diabete e hipertensão.
Tags: candiota cubanas médicas