Com recursos do Ministério da Saúde e num convênio que envolve a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy (mantenedora do Pronto Atendimento 24h de Candiota) e as prefeituras de Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul, a Capital Nacional do Carvão vai se tornar a partir do próximo dia 20, uma referência regional em cardiologia.
O lançamento do novo programa deve contar com autoridades de saúde da região, sendo que a partir desta data, serão disponibilizadas no Pronto Atendimento de Candiota, 60 consultas mensais da especialidade com o médico bageense Rafael Alcalde.
A cada 15 dias, o profissional atenderá 30 consultas, sendo 20 para Candiota, cinco para Hulha Negra e cinco para Lavras do Sul. O convênio, inicialmente terá duração de oito meses e disponibilizará 480 consultas no período, sendo que somente para Candiota serão 320. Com isso, segundo a Secretaria de Saúde do município, deve zerar a fila nesta especialidade.
Com custo relativamente baixo, cada consulta custará R$ 65,00, a tendência, conforme a Prefeitura de Candiota, é que o convênio passe a ser uma política permanente passados os oito primeiros meses, quando o município deverá aplicar recursos próprios, bem como o Sistema Único de Saúde (SUS) deve aportar alguma verba. Provavelmente os municípios de Hulha e Lavras devem também seguir parceiros.
PARCERIA – O prefeito candiotense, Adriano dos Santos (PT), salientou que o fortalecimento do Pronto Atendimento sempre foi um entendimento do atual governo, bastando ver, segundo ele, como foi a atitude da Prefeitura quando da interdição da unidade em 2019. “Ajudamos a Fundação na volta das atividades e tornamos o PA uma referência regional. Lutamos pela filantropia e conquistamos. Durante a interdição, buscamos em conjunto a liberação do alvará de funcionamento vencido há muitos anos, bem como, contribuímos para que o prédio tivesse um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Também ajudamos a negociar uma dívida de R$ 4 milhões. Era um cenário de quase fechamento, que ajudamos a transformar”, explicou o prefeito.
Além disso, Adriano externou que este era um sonho do governo pregado em campanha eleitoral, qual seja, de ampliar as especialidades e tornar a cidade uma referência em saúde. “Queremos outras especialidades”, disse.
Para o coordenador regional de Saúde, médico Ricardo Nechi, a iniciativa é excelente. “Ficamos todos muitos satisfeitos”, resumiu. OPERACIONALIDADE – Como dito, no próximo dia 20, logo após o lançamento político, as primeiras 30 consultas já serão realizadas. Segundo o novo secretário de Saúde de Candiota, Juliano Corrêa (que deixou oficialmente a Secretaria do Turismo, mas segue respondendo interinamente por ela), já nesta quinta-feira (14), um técnico de Tecnologia da Informação (TI) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) esteve na Fundação e na Secretaria de Saúde, para implantar o Sistema de Regulação (SisReg-RS), que é um programa de computador de marcação de consultas e exameson-line da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Conforme Juliano, as consultas quinzenais serão marcadas pela Secretaria de Saúde local, por intermédio do sistema. “Estaremos interligados com a SES. Esta é uma conquista que vem ao encontro do projeto do governo municipal, quando vamos zerar a fila de cardiologia, bem como estreitaremos ainda mais a parceria com a Fundação”, destaca Juliano.
O presidente da Fundação, Marcelo Dutra, reforçou a ideia da entidade mantenedora do Pronto Atendimento, para que se ampliem as especialidades. “Não queremos apenas cardiologia. Vamos lutar por reumatologia e traumatologia também”, apontou.
Para o experiente médico Rafael Alcalde, que possui mestrado e doutorado no Instituto de Cardiologia do RS, a iniciativa – que ainda é uma espécie de projeto-piloto -, possui grande relevância do ponto de vista de saúde. “Com isso, nós esperamos diminuir a necessidade de internações cardiológicas, porque quando se faz a prevenção primária, se consegue evitar precocemente uma descompensação do quadro cardíaco e isso resulta em melhor qualidade de vida para as pessoas. Espero que a comunidade aproveite bastante e de minha parte será um prazer estar em Candiota todas as quinzenas”, explicou.
Durante as consultas também serão feitos exames de eletrocardiograma, pois há um aparelho instalado no Pronto Atendimento.
fonte: Jornal Tribuna do Pampa