Com o objetivo de discutir as políticas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi realizado nessa quinta-feira, 12, no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária através da secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar um encontro regional.
No evento participaram diversas autoridades regionais dos municípios de Candiota, Hulha Negra, Canguçu e São Lourenço do Sul, além de agricultores, técnicos da Cooptec, Emater e das prefeituras, onde o objetivo principal foi a socialização de experiências dos municípios e o estabelecimento de estratégias de cooperação.
Foi realizado também uma apresentação do agronômo Dinanci Maia do departamento de cooperativismo da secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado onde foi abordado diversos programas existentes do Governo Federal e Estadual que podem ser acessados pelos municípios.
No final do evento foi apresentado pela prefeitura de São Lourenço do Sul um modelo padrão de chamada pública para a compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar com o objetivo de nivelar esse modelo nos municípios, facilitando desta forma a participação dos agricultores, das associações e das cooperativas neste processo.
Na avaliação do secretário de Agropecuária, Agricultura, Familiar do município, Fabiano Oswald, o evento foi muito produtivo, “pois teve uma boa participação das entidades que trabalham diretamente com os agricultores e essa socialização de experiências é fundamental para que possamos cada vez mais atender os anseios dos agricultores na venda de seus produtos, agregando renda, pois trata-se de eliminar o atravessador onde os produtores passam a vender diretamente para o consumidor”, finaliza o secretário.
Fonte:
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Rua Ulysses Guimarães, 250 – CEP 96495-000 – (53) 32458065 – (53) 99230263
Raíssa Vargas – Coordenadora