Na última semana, o Secretário de Cultura, Esporte e Juventude Sérgio Marques, junto a coordenadora de tradicionalismo Júlia Graziela Azambuja percorreram as 11 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT), além de Candiota, para entregar o convite do acendimento oficial da chama que ocorre no município dia 1º de setembro.
A dupla fez em três dias o itinerário das 11 cidades, concluindo a 4ª etapa do projeto “Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Riograndense”. Segundo Júlia Graziela, as cidades confirmaram presença no evento por meio das suas secretarias de cultura e turismo e entidades tradicionalistas com seus grupos de cavalgadas.
O Secretário lembra que o projeto está sendo organizado desde dezembro, “o primeiro passo foi apresentar o projeto para todos municípios da 18ª RT e posteriormente construir junto com todos o evento de fato”, relatou.
A dupla também esteve em Jaguarão onde aconteceu a 87ª convenção tradicionalista, em que estava presente o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro, que recebeu o convite, confirmando presença no evento.
Marques adianta também que o acendimento contará com uma grande atração, “teremos no dia uma encenação da batalha do seival e proclamação da república rio-grandense durante o acendimento, sem dúvidas será emocionante”, destacou o secretário.
A Coordenadoria de Tradicionalismo junto à Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC), irão no dia 16 de agosto à Tenente Portela, buscar a chama do Estado que será acendida lá, trazendo para o município. No dia 18 a chama será levada para o 8º pago em dança no CTG Candeeiro do Pago.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, destaca que sem dúvidas será um grande marco para o município. “Nossa equipe está trazendo algo inédito para Candiota, é um evento de suma importância para reforçar a importância do nosso tradicionalismo”, enfatizou.
O acendimento da chama em Candiota acontecerá no marco da Batalha de Seival, na BR 293 (km 146), com previsão de início para as 9h, quando os cavaleiros da ACC serão recepcionados para a fusão da centelha farroupilha do RS com a centelha da 18ª RT, logo após terá encenação e apresentação da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.