Analisado semanalmente, através das estações de monitoramento do ar, instaladas e operadas pela Eletrobras – CGTEE, o ar de Candiota tem apresentando avaliações positivas. O monitoramento contempla os parâmetros de Dióxido de Enxofre (SO2), Dióxido de Nitrogênio (NO2) e Partículas Inaláveis (PM10) definidos pela Resolução CONAMA Nº 03/1990.
De acordo com o Engenheiro Químico, Luis Eduardo Piotrowicz, é feito um levantamento dos níveis de partículas inaláveis, através de estações automáticas, em tempo integral na Região, e semanalmente nos principais núcleos urbanos de Candiota, onde nos últimos 36 meses tem apresentado bons resultados, atendendo o Padrão de Qualidade do Ar definido pelo CONAMA.
A área de trabalho considerada no monitoramento realizado totaliza aproximadamente 3600 quilômetros quadrados definida com as dimensões de 60km x 60km, abrangendo todo o município de Candiota e total ou parcialmente os municípios vizinhos de Hulha Negra, Colônia Nova, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Bagé e Aceguá. Ao todo existem sete estações distribuídas nesses municípios, sendo três em Candiota, e uma para cada um dos outros municípios.