O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador assinou ontem, dia 15, 53 projetos de leis, sendo 40 para reabertura e 13 para abertura de crédito. Entre todas as propostas, além das que já foram aprovadas no ano passado e que serão executadas nesse ano, como o posto de saúde do Assentamento 8 de Agosto, propostas de habitação, entre outros, o município vai investir cerca de R$ 36 milhões – valor equivalente ao orçamento municipal previsto para 2014.
O secretário de Administração e Finanças, José Carlos Granato, salienta que os recursos oriundos dos Governos Federal e Estadual vão auxiliar para a concretização do projeto. “De toda a nossa arrecadação sobra apenas 5% para o município investir, o que não chega a R$ 2 milhões, e que limitaria muito os investimentos na nossa cidade. Portanto, a conquista de todos esses recursos é como se fosse quase um outro orçamento, só que disponível para investir”, explica.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Guilherme Barão, ainda nessa semana a comissão técnica irá se reunir para a avaliação dos projetos e, posteriormente, numa sessão extraordinária, dar o parecer referente a cada um. “Estaremos aprovando os recursos em breve para que o município possa seguir seus trabalhos e se desenvolvendo cada vez mais”, ressaltou Barão.
O secretário de Agropecuária do município, Fabiano Oswald, diz estar muito contente por ver que grande parte dos projetos irão contemplar a área rural. “São investimentos que irão transformar a realidade dos nossos agricultores, gerando renda e melhorando a qualidade de vida, além de possibilitar melhores condições para produzir”, comentou.
Já o secretário de Planejamento, Alexandre Vedooto, avalia a parceria entre o Executivo com o Legislativo. “A Câmara de Vereadores sempre foi uma grande parceira nossa para aprovar os projetos para que possamos honrar nosso compromisso com a população de investir em melhorias, possibilitando a execução de tudo que estamos projetando”, avaliou.
Folador, por sua vez, lembra que cada projeto conta com contrapartida da Prefeitura. “Não é qualquer município que consegue investir equivalente a sua própria arrecadação. Somos o segundo melhor município em Gestão Fiscal no Estado e o 14º no país. Assim, queremos manter, ou se possível melhorar, esse resultado”, enfatizou.
Projetos
Os projetos do Executivo que serão enviados para a Câmara solicitam a aprovação de recursos para investimentos em habitação, açudagem, esporte, rede adutora e de reserva de água, calçamento, recuperação de estradas vicinais, aquisição de maquinário e de dois micro-ônibus, construção de abrigos de ônibus, da casa do mel, orquestra filarmônica, aquisição de climatizador para todas as escolas da rede municipal de ensino, seis academias de saúde, modernização do estádio 20 de setembro, recurso para o projeto semeando cidadania,compensação ambiental, construção de sistema de esgotamento sanitário, compra de óleo diesel, entre outros.
O prefeito Folador destaca ainda que mais projetos serão enviados ao decorrer do ano. “Estamos ajustando alguns e com certeza faremos muitos outros investimentos nesse ano como na vitivinicultura, na pavimentação e em melhorias para a estrada Miguel Arlindo Câmara”, finalizou.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora