Na última sexta-feira, dia 8, o Centro de Formação e Qualificação profissional da Cobrazil formou mais 34 alunos divididos nas modalidades instrumentação, pintura, elétrica e solda. De acordo com o diretor da empresa, Walter Azevedo, com essa formatura, totalizaram 159 candiotenses qualificados.
O diretor ressaltou ainda que do total de alunos formados até hoje, 51 alunos foram contratados pela Cobrazil, dos quais, 19 permanecem ativos, e desses, 12 foram promovidos para Isolador. “Além disso, muitos foram absorvidos pela Manserv”, afirmou.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, que esteve presente na cerimônia, parabenizou a iniciativa da Cobrazil no município. “É difícil as empresas que vem prestar serviços no município desenvolver uma atividade desse nível social, envolvendo a comunidade, trazendo um retorno, com certeza, são grandes parceiros juntos a Pampa Sul”, afirmou o prefeito.
Na oportunidade, teve uma apresentação mostrando o início do Centro, que ocupou o antigo prédio do Senai e foi recuperado para transformar-se no atual prédio, onde acontecem as aulas. Além disso, visando colocar os alunos a praticarem o que aprenderam, foi criado um projeto chamado “Escola Melhor”, em que os alunos, com a supervisão dos professores atuaram na melhoria de uma escola. A instituição escolhida foi a Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira, que pôde contar com a recuperação de três salas de aulas que estavam inativas e com a pintura da quadra esportiva.
Durante a solenidade, também foram apresentados os números de absorção da mão de obra regional. Sendo os seguintes números de pessoas contratadas por cidade:
Candiota – 1160
Hulha Negra – 58
Pinheiro Machado – 135
Bagé – 343
Além do Prefeito e do Diretor da empresa, participaram da solenidade o Coordenador do Sine, por onde passam as vagas da empresa, o Maicon Borges, a secretária de Assistência e Inclusão Social, Sandriani Braga, o presidente do Siticepot, Isabelino dos Santos, o prefeito de Pinheiro José Antônio Duarte e representantes da empresa chinesa SDEPCI.