A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência vem debatendo diversos pautas voltadas ao tema estadual deste ano: “Atitudes que fazem a diferença”. Na terça-feira, foi a vez do psicólogo, mestre em educação, Cláudio Luciano Dusik, 37, que possui atrofia muscular espinhal (AME), palestrar com o tema “Vencendo Desafios e Projetando o Futuro: Abrindo caminhos para Inclusão”. A atividade aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.
A doença de Dusik deforma o corpo e limita os movimentos. Diagnosticado ainda quando criança ele precisou vencer muitos obstáculos na sua trajetória, com essa experiência de vida, passou aos presentes uma mensagem de que a superação é possível. “São as nossas decisões, e não as condições de nossas vidas, que determinam nosso destino”, enalteceu Dusik.
A diretora do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), Fabiana Viero, destacou que exemplos assim são motivadores. “Temos um gás a mais para trabalhar quando conhecemos histórias assim, o Claudinho tem uma história de vida fantástica e nos incentiva a seguir em frente mesmo com as dificuldades e passar essa lição adiante, principalmente para nós que trabalhamos com pessoas especiais”, destacou Fabiana.
A próxima atividade da Semana será realizada nessa quinta-feira, 21, com a participação dos usuários do CRA no Integra estudantil e posteriormente, no dia 22, haverá a exibição de filmes e documentários na Escola Seival.