A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Candiota já desenvolve atividades preparatórias à implantação da Campanha de Vacinação contra HPV no município. No dia 21 de fevereiro, a equipe da Secretaria de Saúde estará reunida com os professores municipais e estaduais no SIMCA às 9h para iniciar os trabalhos da campanha que será de 10 de março a 10 de abril nas escolas, conforme programação do Ministério da Saúde.
A campanha de imunização contra o vírus do papiloma humano (HPV) atingirá meninas de 11 a 13 anos de idade (nascidas entre 2001 e 2003 apenas). O objetivo é a prevenção ao câncer de colo de útero. A campanha ainda prevê mais duas fases. A segunda dose será aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro, nas unidades de saúde, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A meta do município de acordo com a enfermeira Ariadne Meira da Costa é vacinar 250 meninas dentro dessa faixa etária e ela lembra ainda que as vacinas são gratuitas. O secretário de Saúde, Paulo Renan Vaz Brum, pede antecipadamente a atenção dos pais para essa imunização tão importante para prevenção da doença. “Esse é um trabalho muito importante e que envolve toda a comunidade, tenho a certeza que juntos vamos atingir a nossa meta”, declarou o secretário.
HPV
O HPV é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. É atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo têm HPV.
A faixa etária de 11 a 13 anos foi escolhida para a Campanha porque é nesta idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger a adolescente quando estiver na idade adulta. Por isso é importante proteger o mais cedo possível.