
No final da manhã desta quinta-feira (10), uma comissão formada por produtores rurais de Candiota e denominada como “Estrada Livre”, fez uma manifestação em frente à Prefeitura reivindicando por melhorias nas estradas do interior. Desta comissão formada por dezenas de pessoas, foi selecionado um grupo menor, que participou da reunião com o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Marcelo Gregório, em razão do prefeito Luiz Carlos Folador, estar cumprindo agendas fora da cidade.
De forma pacífica e respeitosa, Marcelo ouviu as reivindicações do grupo, colocando a compra e colocação de materiais na estrada principal e corredores com pontos mais críticos, além da contratação de veículos para fazer o transporte desse material nos locais mencionados. Ao final do encontro, ficou definido que uma reunião será marcada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Alegre, e contará com a presença do prefeito, vice-prefeito e dos senhores, Amarildo Antônio da Silva, Idinor Azevedo e Jocemar Rodrigues, para que possam tratar sobre o assunto.
Em sua fala, Marcelo destacou a reunião como tranquila, afirmando que a Prefeitura por meio da Secretaria já está realizando algumas ações, como atacar os pontos mais críticos dos corredores e da estrada principal. “Expliquei para a comissão que o prefeito Folador, já havia autorizado a compra de duas mil toneladas de rachão, um material mais grosso que estamos colocando nos piores pontos e nos locais em que a estrada cedeu. Já estamos fazendo no assentamento Santo Antônio, corredor da 8 de Agosto, Santa Fé e vamos em direção a São Pedro”, afirmou, dizendo também que outra equipe já está fazendo uma ação na estrada principal e colocando rachão nos trechos necessários.
Além disso, Marcelo também explicou que o prefeito autorizou que as equipes da Secretaria trabalhem todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, desde que as condições climáticas permitam. “Ele também liberou a contratação de cinco caminhões para fazer o deslocamento deste material. Temos ponto de depósito de chumbinho perto da Madrugada e da 20 de Agosto, e temos outro no pátio da Secretaria com a concentração de rachão, assim como no pátio do Centro Cultural, facilitando o transporte para o interior”.
Ao finalizar, o vice-prefeito disse acreditar que com essa ação, realizada com recursos municipais, conseguirão dar uma boa resposta nos pontos com maior dificuldade. “Conseguimos uma pequena comissão para irmos até o Incra em Porto Alegre, para sabermos quando será liberado o recurso de aproximadamente R$ 12 milhões, de um projeto que a Prefeitura fez em parceria com o Instituto, para realizar a recuperação dos corredores internos e da estrada principal”, mencionou, ressaltando que compreendem as dores dos produtores, e que desejam dar uma resposta o mais breve possível.