O Município de Candiota conta com duas conselheiras, a Presidente do Conselho Municipal e Regional da Educação, professora Amirtis Rezende de Oliveira e a Assessora Técnica professora Izabel Cristina Langmantel Silveira, as quais passaram pela capacitação nessa semana.
O Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (PRÓ-CONSELHO) foi criado pela Portaria Ministerial nº 3.272, de 6 de novembro de 2003, com o objetivo de incentivar e qualificar a participação da sociedade na tarefa de avaliar, definir e fiscalizar as políticas educacionais e, assim, garantir a universalização dos direitos básicos capazes de promover o exercício da cidadania.
Desde sua criação, o PRÓ-CONSELHO vem desenvolvendo ações formativas que visam à capacitação de Conselheiros, bem como a implantação de políticas de criação de novos Conselhos Municipais de Educação (CME).
Amirtis salienta que a participação só foi possível “graças ao apoio recebido das Secretarias Municipais de Educação que primam por uma educação de qualidade”, falou.
Para a secretária de Educação, a professora Nazionélia Ferreira, a capacitação dos conselheiros, presidente e sua assessoria é uma ação que repercute diretamente no processo educacional. “Uma vez que se tem, no município, uma orientação mais qualificada, o CME com certeza é decisivo no Sistema Educacional, visto que observa e faz observar legislação e regramento a partir das normas técnicas”, declarou a secretária.
Nessa segunda edição do curso participaram os municípios de Candiota, Bagé e Caçapava do Sul. Já Lavras do Sul e Aceguá fizeram a capacitação na primeira edição. E os municípios de Dom Pedrito e Hulha Negra deverão fazer em breve.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora