Basta um clique para 3% do seu imposto de renda ser destinado para o seu município
A partir deste ano é possível ao contribuinte destinar 3% do seu imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou para o Fundo Municipal do Idoso de Candiota, desde que opte pelo modelo completo de declaração. A iniciativa vale para pessoas físicas e jurídicas.
Desta forma o contribuinte deixa de repassar os 100% do valor para o Governo Federal e deixa 3% deste para o seu município, gerando ações em favor das Crianças, Adolescentes e Idosos, nos campos da educação, esportes, lazer, saúde e assistência social. A destinação dessa porcentagem do IR não representa nenhum gasto extra da parte do contribuinte. Basta indicar essa destinação no momento da declaração do imposto de renda.
Confira o Passo a Passo:
1- Ao concluir sua declaração, na aba Fichas da Declaração, clique em “Doações diretamente na Declaração ECA”;
2- Na tela seguinte, você deve clicar em “novo”, e depois em “municipal”, escolher a UF “RS- Rio Grande do Sul” e depois o Município de Candiota (aparecerá o CNPJ do Fundo Municipal, neste caso CNPJ 23.491.706/0001-07 Ag. 0577 cc. 04.852.409.0-9 ou Fundo Municipal do Idoso CNPJ24.997.184/0001-74 ag.0577 cc04053.091.0-6). O valor possível de destinação estará automaticamente calculado pelo software da Receita no campo “valor”. Basta repetir o valor no campo a ser preenchido e clicar em “ok”.
3- Em seguida vá na aba “imprimir” e selecione “Darf- Doações Diretamente na Declaração ECA”;
4- Imprima a guia e efetue o pagamento do DARF na rede bancária antes do final do prazo da entrega da declaração, que neste ano de 2020 é 30 de abril.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Marta Martins, explica que mesmo que o contribuinte tenha imposto a restituir, poderá destinar o valor devido e o programa da Receita acrescentará o mesmo valor no total da sua restituição. “Ele deverá fazer o recolhimento do DARF no valor correspondente e depois receberá de volta na restituição, corrigido pelo índice da Selic”, explicou.