A empresa Tractebel Energia, responsável pela instalação da nova usina em Candiota (a UTE Pampa Sul), está deixando um grande legado para o município e um deles é a qualificação das pessoas, tanto da cidade como da região. Na noite desta quinta-feira, 14, os alunos dos cursos de Eletricidade Industrial, Básico de Isolamento Térmico Industrial e Pintor Industrial receberam seus certificados da qualificação. O ato aconteceu no Centro do Idoso.
Ao todo 12 turmas já se formaram através deste convênio entre a Prefeitura de Candiota e a Tractebel, com parceria do Sine/FGTAS e Senai. Uma das revindicações dos formandos é a contratação por parte das empresas para quem ainda não tem experiência na área.
O prefeito Luiz Carlos Folador que esteve presente na ocasião, afirmou que a Prefeitura junto a Tractebel e o Sine farão o possível para encaminhá-los ao mercado de trabalho para a primeira oportunidade. “Este é um compromisso nosso”, assegurou o prefeito.
Outro aspecto interessante das qualificações, segundo a coordenadora da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, Rosauria Grecco, é que 70% dos que buscam a qualificação são mulheres. “Fico feliz em ver tantas mulheres buscando se qualificar em áreas que costumávamos ver mais homens atuando, elas estão buscando o espaço delas e estamos dando todo o apoio”, falou. Rosauria destacou ainda que a prefeitura já está em tratativa com a empresa para promover novas qualificações.