Na última terça-feira, 18 de fevereiro, o diretor da Cooperativa dos Agricultores Assentados Ltda. (Cooperal), Elenor Azevedo, entregou o documento de devolução e prestação de contas do Fundo Rotativo no valor de R$ 70 mil que a prefeitura tinha repassado através de convênio em 2013 para que a entidade pudesse realizar micro créditos até o valor de R$ 800,00 por família para fortalecimento da bacia leiteira no município de Candiota.
Cerca de 100 famílias foram beneficiadas. Conforme explica o secretário de Agropecuária do município, Fabiano Oswald, as famílias acessam o recurso e devolvem em produção de leite para a Cooperativa de forma parcelada que após um ano devolve os recursos para o Caixa da Prefeitura. “Esse programa permite que agricultores consigam qualificar a bacia leiteira através da aquisição de pequenos equipamentos, insumos para produção etc.”, falou o secretário.
Segundo o Oswald, em função do alto nível de endividamento dos agricultores na região muitos não conseguem acessar o PRONAF nos bancos e o Fundo rotativo da prefeitura Municipal garante que muitas famílias consigam fazer a sua produção através deste programa. “Garantido desta forma o recursos necessário para o preparo de solo, plantio na hora certa aumentando o potencial de produção de suas propriedades o que garante maior garantia de retorno para as famílias”, finalizou Oswald.