Em 2014, a Secretaria de Ação Social fechou uma parceria com a Eletrosul Centrais Elétricas e a empresa de confecções Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza para desenvolver no município o projeto social de Empreendedorismo Comunitário, que consiste na confecção de sacolas ecológicas com retalhos da Dudalina, através da arte de patchwork.
Dentro do acordo, ficou acertado que as dez mulheres selecionadas para o projeto, queintegram a Cooperativa “União Faz a Força”, confeccionariam nesse primeiro momento 500 sacolas para a Dudalina, onde foram adquiridas pela empresa ao preço de R$ 5,00 a unidade.
De acordo com a coordenadora do projeto no município, Onice Pereira, o grupo já está bem consolidado. “Além das sacolas, elas confeccionam outros materiais como lixeirinha de carro, luvas térmicas entre outros e vendem em eventos, além de Seival,onde acontecem as confecções”, falou.
A primeira-dama, Ana Scholl, destaca a importância do projeto. “É uma forma delas aumentarem suas rendas e terem sua autonomia financeira, por isso estamos muito contentes com essa parceria”.
Entenda o projeto:
A Dudalina faz a doação de retalhos (sobras de tecidos das camisas fabricadas pela empresa), capacita as participantes para a produção e garante ainda a compra de sacolas ecológicas produzidas pelas alunas.
A Eletrosul é responsável pela mobilização, sensibilização, organização social, identificação de parceiros, assessoria em gestão administrativo-financeira e disponibilização de máquinas, equipamentos e utensílios para a realização do projeto.
E as prefeituras disponibilizam o espaço físico adequado, definem o grupo de mulheres e indicam uma entidade assistencial devidamente constituída para emissão de notas fiscais para compra dos materiais.