Segue abaixo, na integra, o comunicado do COSEMS/RS manifestando seu apoio a Secretaria da Saúde de Candiota.
Comunicado
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) manifesta apoio à Secretaria Municipal da Saúde de Candiota, na questão que envolveu o atendimento realizado por um médico intercambista do programa Mais Médicos no dia 2 de fevereiro de 2014. A decisão da Secretaria, em atender uma urgência com o objetivo de preservar a vida, mostrou seu comprometimento com a saúde da população.
O COSEMS/RS lamenta as reiteradas posturas corporativistas que menosprezam o direito inquestionável ao atendimento à população e atacam, sistematicamente, o serviço público de saúde, demonstrando descomprometimento com a saúde e a preservação da vida. Tais investidas, desprovidas de elementos capazes de contribuir na melhoria do sistema, tentam, sucessivamente, acuar os gestores municipais de saúde.
É lamentável que acusações que careçam de comprovação, ganhem destaque como se fossem verdades absolutas, estando apoiadas na simples reprodução de uma fonte com interesses particulares.
O COSEMS/RS defende o Mais Médicos por ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e apoia a atividade dos profissionais bolsistas do programa, sejam eles da nacionalidade que forem, que se dispõem a atender a população que necessita de mais acesso aos serviços médicos no Brasil.
Porto Alegre, 4 de fevereiro de 2014.
Luís Carlos Bolzan
Secretário Municipal da Saúde de Novo Hamburgo
Presidente do COSEMS/RS