Devido a escassez de água na Zona Rural, estiveram reunidos na última quarta-feira, 22, o coordenador regional da Defesa Civil, Major Rinaldo da Silva Castro, o coordenador municipal, Milton Zanata Piazza e o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald. Na ocasião foi avaliado o quadro de estiagem do município.
Na região os índices pluviométricos dos últimos 45 dias estiveram abaixo do normal o que levou a vários municípios da região decretarem situação de emergência. Em Candiota, inúmeras famílias estão sem água em suas propriedades tanto para o consumo próprio como para dos animais e para irrigação.
Ficou acordado na ocasião que a Defesa Civil do município avaliará junto a Emater e demais entidades que compõem a coordenadoria municipal a possibilidade de decretar situação de emergência, tendo em vista os prejuízos econômicos e sociais.
Para minimizar os efeitos da estiagem, Oswald, relata que a secretaria de Agropecuária intensificou o trabalho na abertura de cacimbas rasas para garantir água potável às famílias. “Também estamos atuando de forma incansável na construção de açudes para garantir água para o consumo dos animais e para irrigação”, falou.
O coordenador regional se colocou a disposição do município para acompanhar e contribuir no que for necessário para reestabelecer a normalidade.