Neste domingo, dia 4, serão realizadas as eleições para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares. Pela primeira vez, a votação acontece numa mesma data em todo o país. Em Candiota, o processo de escolha é presidido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).
Poderão votar os brasileiros com mais de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar. Basta levar ao local de votação um documento de identificação com foto e o título de eleitor. O voto é facultativo.
O Conselho Tutelar conta com cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes, para exercer um mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos uma única vez. Após a apuração da votação, os cinco candidatos mais votados preencherão as vagas de conselheiros tutelares titulares e os demais serão listados como suplentes em ordem decrescente de votação. A posse dos conselheiros acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016.
Conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), cabe ao Conselho Tutelar a adoção de diversas medidas de proteção previstas, quando crianças ou adolescentes tiverem seus direitos ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
Conheça os candidatos e os seus respectivos números:
01 – Tatiane da Silva Duarte
02 – Solange Socorro Deamici
03 – Daiana Moura Etcheverria
04 – Silvia Martins
05 – Cleo Luiz Lopes
07 – Luana Ferreira Freitas
09 – Leni Martinez Lucena
10 – Vera Beatriz Rodrigues
12 – Leonardo Lopes
13 – Leonardo Porciúncula