

Nesta sexta-feira (21), o prefeito Luiz Carlos Folador, recebeu no gabinete da Prefeitura a equipe da Emater municipal, composta pelo técnico em Agropecuária, Matheus Amaral, vereadora e extensionista rural, Hulda Alves, e a engenheira Agrônoma, Michele Pereira.
Segundo Matheus, o motivo da visita foi para realizar uma prestação de contas dos últimos 12 meses de trabalho da Emater, explicando que tinham um número de famílias para atender, e que em razão dos projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), acabaram atendendo o dobro do que era planejado. “Aqueles que não puderam comparecer no dia, nós fomos atendendo no decorrer do período, e até agora estamos atendendo”, disse ele, destacando que também aproveitaram para falar sobre o que ainda podem contribuir através da parceria entre Emater e poder público.
Na oportunidade, ele informou que mais de 500 projetos foram elaborados, e que permanecem aguardando o produtor que se regularizou a pouco tempo e que ainda não conseguiu fazer. “Então são mais de 500 projetos, sendo que o valor de cada é R$ 16 mil, para investir em atividade produtiva nos assentamentos. É um recurso bem importante que está vindo para o município, justamente depois desses períodos difíceis de estiagem, excesso de chuva, que prejudicou muito o interior”.
Em sua fala, Hulda destacou a parceria da Prefeitura e Emater como fundamental para o trabalho que realizam, que não é apenas técnico, mas também que visa a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. “A Prefeitura tem o contrato celebrado e, além disso, nos dá o suporte para as ações que precisamos fazer, como é o caso que nós fizemos na sexta-feira passada, o encontro de mulheres rurais. Tudo que a gente traz de demanda do campo, que não é da nossa área de atuação, a Prefeitura executa”.
O prefeito Folador mencionou que esta parceria é de muitos anos, e relembrou o período em que trabalhou na Emater. “A equipe de vocês é de muita dedicação. Vocês imaginam elaborar mais de 500 projetos pra atender com R$ 16 mil pra cada família, além da parte técnica, açudagem, participar da questão da orientação, entre tantas outras coisas, atendendo o pequeno, o médio e o grande produtor. O dia de hoje é um dia especial, recebê-los aqui, porque vocês têm realmente uma entrega, uma equipe de excelência na região e no Estado, e ainda tem uma referência a nível do nosso país”, disse ele, agradecendo o trabalho realizado.