
A partir da próxima semana, o Esporte Para Vida (EPV), será retomado em Candiota por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) n° 11.438/06, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos em todo o território nacional.
O EPV, que já existe em Candiota há mais de 25 anos, conta com a coordenadora Administrativa, Renata Mikaela, coordenador e professor, Pedro Sabella e dois professores de educação física que serão contratados. Segundo a equipe, o projeto atualmente atende cerca de 250 alunos em duas escolas municipais diretamente, e duas escolas estaduais indiretamente, sendo na modalidade de futsal. Porém, com esta nova reformulação, o EPV irá atender cinco escolas, entre municipais e estaduais, e contará com três diferentes modalidades, sendo o futsal, vôlei e handebol, ampliando para 380 alunos entre 6 e 17 anos de idade. As escolas beneficiadas serão, Santa Izabel, Seival, Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), Neli Betemps e Dario Lassance.
O secretário de Educação, Michel Feijó, relembrou que o projeto estava paralisado há algum tempo, sendo que ele, no primeiro ano à frente da pasta, falou com a equipe para que fosse retomado. “É muito importante para as comunidades, ajuda muito, principalmente no contraturno para essas crianças que estão desenvolvendo habilidades e tirando as crianças também do foco das ruas, focando mais na parte esportiva”, comentou ele, destacando que a prática é importante para a saúde, educação e diversas outras áreas.
Ainda, em relação ao projeto a partir desse ano ser pela LIE, Michel informou que no momento estão captando recursos, afirmando que já está tudo bem alinhado com as empresas que serão parceiras do EPV. “Além dos coordenadores, em breve estaremos contratando dois professores de educação física que também farão parte deste time. Queremos desenvolver em todos os bairros do município, mas no momento começamos no interior na Escola Santa Izabel, e vamos dar início na Neli Betemps”, informou, mencionando que seguirão na sequência para começar em todos os educandários participantes. “Agradeço o prefeito Folador, que desde o início nos deu apoio e autonomia para colocar em prática esse projeto, que fui aluno e hoje vou ajudar na coordenação. Também agradeço o Juliano Corrêa, que foi um grande incentivador e que também está ajudando na parte da captação de recursos”, finalizou.
Em sua fala, o prefeito Luiz Carlos Folador agradeceu o trabalho desenvolvido pelo secretário Michel e sua equipe, além das equipes diretivas das escolas. “O esporte é saúde, entretenimento, lazer é boa qualidade de vida para todos os atletas que participam. Em seguida vamos fazer a contratação desses professores e aprimorar ainda mais este programa, que até então era mantido pelo município e que é exemplo nosso Estado e até mesmo no país”, concluiu.