

Entre os dias 2 e 3 de abril, o coordenador da Defesa Civil de Candiota, Tiago Ferreira, juntamente com a equipe composta por Edegar Júnior, André Urdangarin e a secretária de Planejamento, Pâmela Medeiros, participaram de uma capacitação voltada à gestão de riscos e desastres nos municípios, com a realização da etapa presencial do Curso Básico de Proteção e Defesa Civil, na cidade de Uruguaiana. A atividade foi realizada pela Casa Militar – Subchefia de Proteção e Defesa Civil, por meio da Coordenadoria Regional de Uruguaiana (CREPDEC 6).
Segundo informações divulgadas no site da Defesa Civil, o objetivo do curso é para fortalecer a capacidade de resposta e prevenção a desastres nos municípios, capacitando gestores em gestão de riscos e promovendo ações preventivas para garantir a segurança da população. “A iniciativa reforça a integração entre as esferas de governo, e consolida uma rede de proteção mais eficiente diante dos desafios climáticos”, diz em parte da matéria.
Sobre a participação, Tiago avaliou como de extrema importância, primeiramente para se ter entendimento maior de todo o processo da Defesa Civil, como também para buscar recursos para o município, para que se tenha uma melhora na estrutura. “Esse curso foi de fundamental importância nesse quesito, e de focar também para a questão do atendimento às pessoas mais vulneráveis, sendo que é pra isso que a Defesa Civil existe”, pontuou.
Já a secretária Pâmela, também destacou a capacitação como bastante produtiva, principalmente no que tange a preparação e resposta às emergências. “Os eventos climáticos estão cada vez mais presentes, e devemos estar atentos e saber o que fazer no momento. Além disso, o grupo da Defesa Civil de Candiota, coordenado pelo Tiago, estreitou as relações com o governo do Estado, sendo um encontro muito proveitoso”, disse ela.