A sexta-feira, dia 8, foi marcada em Candiota pelo ato de inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Odete Lazzare Corrêa. A construção da instituição em Dario Lassance, no centro de Candiota, era uma demanda importante e antiga de toda a comunidade que agora é realidade.
A pretensão é que nesse segundo semestre os alunos da instituição Gente Miúda (Pré I e Pré II) já sejam transferidos para o novo prédio. A capacidade é para atender mais de 200 crianças de zero a seis anos, a ideia é que a sua capacidade máxima seja ocupada no início do ano letivo em 2015.
A secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, enalteceu em sua fala que essa conquista é motivo de muita alegria. “Nesse governo conquistamos muitas coisas na área de educação, principalmente para a zona rural, mas essa escola, eu como educadora, saliento que me deixa muito feliz e orgulhosa de inaugurá-la”, afirmou a secretária, ao acrescentar que nesse semestre a escola começará com seis turmas o que representará um número de 100 alunos.
Quanto a sua estrutura, a escola conta com salas de aula, espaço para recreação, biblioteca, laboratório de informática, lavanderia, berçário, refeitório e um anfiteatro. “Terá até mesmo um espaço específico para as mães amamentarem seus filhos”, informou a Nazionélia.
A Gabriela Munhoz, mãe da Valéria, 5 anos, que estudará ainda esse ano na nova escola, acredita que a instituição será um avanço na área educacional do município. “As próximas gerações que estudarão aqui vão ter, sem dúvidas, uma escola completa e com ótimos profissionais”, falou.
Já o Prefeito Luiz Carlos Folador, enfatizou que esse momento é a realização de um sonho não só seu, mas da cidade. “Tenho orgulho de estar aqui hoje inaugurando essa escola, de homenagear a nossa querida professora Odete, tenho a plena convicção de que o governo que investe em educação está plantando uma semente que colherá no futuro, tendo um município melhor, um estado melhor e por consequência um país melhor”, argumentou.
O ato de inauguração contou ainda com apresentações dos alunos do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), dos alunos que serão transferidos e da Banda Fanfarra da 3º Brigada de Cavalaria Mecanizada
Com um orçamento total aproximado de R$ 1,5 milhão, o recurso é advindo do Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Executivo Municipal.
Homenagem
A escolha do nome da escola, se justifica pela importante atuação da professora Odete Lazzare Corrêa no município de Candiota. Natural de Iraí, a professora formada em Letras pela fundação Átilla Taborda (atual Urcamp), chegou em Candiota em 1974, lecionando por 32 anos na Escola Jerônimo Mércio da Silveira, ministrando as disciplinas de língua portuguesa, literatura e língua inglesa.
Além disso, Odete sempre esteve a frente de movimentos tradicionalistas que envolviam estudantes, pois coordenou por anos na Escola, o processo de participação dos alunos no Festival Gaúcho Estadual Estudantil (FEGAES), onde conquistou várias premiações.
Odete veio a falecer em 2010 por problemas de saúde, mas não restam dúvidas que ela e seu esposo João Moreira Corrêa, foram grandes incentivadores do tradicionalismo no município, com certeza serão nomes que deixarão saudade.
Na ocasião ainda se fizeram presentes seus filhos, sua irmã, uma sobrinha e um neto. A Débora Cristina Lazzare Corrêa, filha da homenageada, destacou que se sente orgulhosa por ela e seus irmãos serem filhos de Candiota. “Nos criamos aqui pelos nossos pais que nos ensinaram a responsabilidade da formação educacional bem como do nosso caráter, sem dúvidas essa homenagem abrilhantará e eternizará os bons ensinamentos que a nossa mãe nos deixou”, afirmou.