No último sábado, 12, as escolas da rede municipal seguindo o cronograma escolar, realizaram via meet a primeira festa junina online do município. Professores, alunos e familiares participaram das atividades e se divertiram. Alguns alunos vestiram seus trajes caipiras, outros decoraram a casa, e muitos prepararam quitutes típicos de festa junina como pipoca, rapadura, bolo e pinhão. Cada um de sua casa, mas não faltou a tradicional pescaria e outras brincadeiras que oportunizaram a interação online entre professores e estudantes.
Para a professora da escola Odete Lazzare Corrêa, Angelina Gomes, a festa junina online foi um desafio para os professores, alunos e familiares. Segundo Angelina todos estão acostumados com atividades em festa presencial. “Nunca tínhamos pensado nesta possibilidade, cada um na sua casa e num momento tão difícil, tão triste de pandemia. Mas seguindo o Calendário Escolar, a proposta foi de levar um pouco de descontração e alegria onde as crianças participassem ativamente da festa com músicas, danças e brincadeiras. Foi uma tarde animada e de aprendizado significativo. Como professora consegui aquecer meu coração vendo no rostinho dos alunos a alegria, a satisfação e o amor pela escola! Minha gratidão aos pais pelo incentivo e retorno em todas as atividades escolares”, afirma a professora.
O secretário de educação, Michel Feijó, e a coordenadora pedagógica, Cristiane Fernandes, explicam que a educação está se reinventando, e as escolas mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, não estão deixando de realizar as atividades que sempre aconteciam no calendário escolar antes da covid-19.
Através das fotos registradas durante a festa junina online das escolas municipais de Candiota fica claro a alegria de quem participou desse momento de interação com os professores e colegas.