Depois de seis meses de organização, foi concluído com sucesso os festejos farroupilhas em Candiota. As atividades iniciaram mais cedo no município por conta da distribuição da chama crioula para 18ª Região Tradicionalista que ficou por conta da Capital do Carvão. A programação dos festejos também se estenderam até o dia 22, por um acerto com as entidades tradicionalistas.
As atividades iniciaram no dia 16 de agosto, quando a Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC) de Candiota foram até Tenente Portela buscar a chama do Estado que permaneceu no município até o dia 23 de agosto, quando foi levada para Caçapava do Sul, onde posteriormente os cavaleiros retornaram para distribuir a chama entre todas entidades dos 11 municípios da 18º RT.
O ato oficial de distribuição foi realizado dia 1º de setembro no Marco da Batalha do Seival, às margens da BR 293, onde os cavaleiros foram recepcionados com uma apresentação inédita no município: a encenação da Batalha de Seival e Proclamação da República Riograndense. A encenação produzida e dirigida por Rinaldo Souto, mobilizou dezenas de cavalarianos em uma recriação da épica batalha que ocorreu no local, há 183 anos, entre as tropas imperiais, lideradas por João da Silva Tavares, e a força Farroupilha, comandada pelo general Antônio de Souza Netto.
Após essas atividades iniciaram as rondas no Marco e no dia 12 de setembro iniciou a distribuição da chama para as entidades do município, que deram início às suas programações particulares. E no dia do Gaúcho, 20 de setembro, todos puderam prestigiar na Avenida 24 de Março, na Sede do município, o tradicional desfile dos cavaleiros de cada entidade do município, além disso, a Prefeitura homenageou os responsáveis por buscarem a chama. No dia também aconteceram os shows com o Marcas do Sul e com a banda Tchê Garotos.
O Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, destacou em seu discurso que foi por meio da união, amor à tradição e o culto ao Rio Grande, que as atividades foram organizadas junto às entidades tradicionalistas e a ACC. “Durante toda a organização do processo, todo mundo esteve unido para que realizassemos esses belos festejos, estamos muito satisfeitos com os resultados”, afirmou.
A coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja, que esteve envolvida em todo o processo agradeceu ao público presente e falou “tenham certeza que o dia 20 é muito mais do que o dia do gaúcho para todos nós, o gaúcho se faz gaúcho por sentimento e coração, nós temos essa simplicidade porque Candiota todos os anos tem esse povo que nos traz essa emoção maravilhosa, para que, cada vez a gente possa trabalhar melhor pela nossa comunidade”, falou.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, emocionado, agradeceu toda equipe que se envolveu para que os festejos saíssem do papel. “Esta grande mobilização em torno da nossa cultura gaúcha, me deixa emocionado, são 183 anos da proclamação da República Rio-grandense e Candiota se preparou e comemorou porque este fato aconteceu aqui no nosso município, tivemos mais de um mês recebendo os nossos gaúchos e gaúchas de outras cidades, o que nos deixa lisonjeados e felizes por ter certeza que estamos cultuando a nossa tradição”, falou.
Seguindo as comemorações, no dia 21 aconteceram as apresentações das invernadas artísticas e dos talentos da terra. Para encerrar os festejos, o público contou ainda com apresentações das bandas De Pouca Prosa e do grupo Querência. As atividades que se concentraram na Praça Dario Lassance contaram ainda com distribuição de erva mate, água quente, brinquedos para as crianças e praça de alimentação, além de uma exposição do Paixão Cortes.
Os festejos foram realizados pela Secretarias de Cultura, Esporte e Juventude com apoio das Secretarias de Turismo, de Agropecuária, de Obras e da Educação, da Casa do Artesão, da Associação dos Ceramistas de Candiota, das Entidades Tradicionalistas, da ACC e Coordenadoria das 18ª e 21ª Regiões Tradicionalistas, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Global Restaurantes e patrocínio da Intercement.
Tags: Semana Farroupilha