No dia Nacional da Saúde, 07 de abril, Ivar Tadeu Cabrera Mattos que atuava até então no Conselho de Saúde de Bagé, assumiu o posto de Secretário de Saúde de Candiota, antes ocupado pelo vice-prefeito Paulo Renan Vaz Brum. A posse aconteceu na manhã dessa segunda-feira, no Gabinete do Prefeito.
A troca de secretários se deu devido à necessidade do vice-prefeito estar mais presente do Gabinete tomando a frente na administração enquanto o Prefeito Luiz Carlos Folador viaja para angariar recursos para o município.
Paulo Brum, que estava a frente da pasta desde o início de 2013 até então, diz estar agradecido e satisfeito com o trabalho realizado até agora. “Foi uma experiência única na minha vida onde pude contribuir com a saúde dos nossos candiotenses, tenho a certeza que Ivar desempenhará muito bem a nova função”, afirmou o vice-prefeito que na ocasião ainda relatou as conquistas durante o curto período que foi secretário.
Já o Prefeito Folador está confiante com o novo secretário. “Saúde é uma área delicada, temos uma equipe muito qualificada e com certeza o Ivar virá pra somar”, declarou o Prefeito.
O novo secretário, tem como meta dar continuidade ao trabalho do Paulo Brum, seguindo com o trabalho de prevenção e de informação para com os pacientes. “As pessoas precisam ter suas dúvidas esclarecidas quanto a saúde, saber a necessidade dos exames corretos”, afirmou Mattos ao acresentar que “encontrei aqui uma equipe muito profissional e a farmácia básica muito completa o que me deu ânimo e motivação pra trabalhar por esse município, estaremos também em constante aperfeiçoamento e adequação já que o Sistema Único de Saúde (SUS), está sempre se atualizando”, falou.
Além de tudo, Mattos, que começou a se dedicar exclusivamente a saúde em 1998, onde sua esposa trabalhava junto como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer, ele pôde sentir na pele o que é depender de um bom sistema de saúde. “Em seguida desse período veio a doença do meu filho, pela qual lutamos durante um ano com ele. Enfrentamos muitas viagens, mas infelizmente ele não resistiu e com a perda dele, ficou só nós dois e nós tínhamos que fazer algo a pedido dele próprio, que me solicitou trabalhar pelas pessoas com câncer, por tudo que ele passou. O que ele sentia, com certeza é o que a população sente”, desabafou, ao relatar que a partir de então a esposa criou um grupo de apoio ao tratamento de câncer e ele a trabalhar em prol dessa ação.
O novo secretário, destaca que através da sua experiência de vida ele entende e conhece a dificuldade de cada paciente de conseguir um bom atendimento. “Eu costumo dizer que tenho três paixões na minha vida, a família, a saúde e o SUS. Eu respiro saúde, eu gosto do que estou fazendo e estou satisfeito de terem me dado essa oportunidade, de aplicar o que eu aprendi e fazer mais pela saúde desse município”, finalizou Ivar Tadeu Mattos.