A empresa Sinaltec Tecnologia em Sinalização, de Santa Catarina, retomou na última semana os trabalhos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC).
Durante a semana, os operários da empresa realizaram a pintura da faixa central da rodovia e estão colocando tachinhas refletivas (olhos de gato) e tachões ao longo dos 15km, também no eixo central. Os dois redutores de velocidade que estavam faltando também foram implantados – um na entrada do bairro João Emílio e outro no bairro São Simão.
O serviço que iniciou em maio deste ano estava previsto para ser executado em 90 dias, no entanto, sofreu alguns atrasos devido a adequações realizadas durante a execução do serviço, sendo realizado em três etapas distintas.
O secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Artêmio Parcianello, destaca que esse é o resultado de uma parceria com a comunidade que pensou junto ao poder público medidas paliativas para a faixa. “Por mais que sejam paliativas são alternativas que possibilita uma melhor trafegabilidade na MAC, no entanto, o estado dela ainda é precário e é preciso que a comunidade tenha a cautela necessária para trafegar”, falou o secretário.
Ao todo, foram utilizados cerca de 1000 mil tachinhas, 540 tachões e 1350 litros de tinha especial para asfalto. Anteriormente também foram instaladas 126 placas de sinalização vertical.
O serviço foi financiado com recursos próprios da prefeitura (R$ 63 mil) e também da CGTEE (R$ 50 mil), totalizando R$ 113 mil para a conclusão do projeto, que teve início a partir de uma manifestação em 2013, após a morte trágica de três pessoas (dentre elas uma criança de 9 anos), na entrada da João Emílio.
Operação tapa buracos
O secretário de Obras, salienta que a administração continuará realizando as operações tapa buracos na rodovia enquanto não se conquista a estadualização ou federalização da MAC. Nos últimos dias já foi encomendado o asfalto frio necessário para a execução da operação. “Assim que chegar o material já daremos início nesse serviço”, afirmou. Só em 2014, a Prefeitura investiu mais de R$ 50 mil para a operação tapa buracos.