Depois de uma reunião com o prefeito Luiz Carlos Folador, ficou acordado que o médico cubano, Maikel Ramirez, irá ampliar seu atendimento no município. Além de atender nos postos de saúde, a ideia de Ramirez é atender a domicílio, principalmente as pessoas que tem dificuldade de locomoção e residem em regiões que ficam distantes do atendimento médico.
Além dos posto de saúde do Assentamento 8 de agosto, o médico irá atender na escola 20 de Agosto, na comunidade Quilombola do Assentamento 22 de Dezembro, no Companheiro João Antônio e na Conquista dos Cerros.
De acordo com Ramirez, a pretensão é criar um plano de trabalho e atender ao máximo possível de pessoas, sendo crianças, jovens ou idosos. “Queremos evitar a automedicação, buscando a prevenção como uma forma de melhorar a qualidade de vida da saúde, além de fazer um trabalho integrado com a assistência social, psicólogos, as escolas e os agentes comunitários de saúde (ACS)”, destacou.
Os ACS vão acompanhar esses atendimentos para que possam se qualificar. “Ninguém melhor que o próprio agente de saúde que conhece a realidade de cada família, de cada pessoa, que tem um acompanhamento praticamente semanal ou diário dessas pessoas para estar lado a lado com o médico”, destacou o prefeito do município, Luiz Carlos Folador que acrescenta ainda que a ideia é que se traga no mínimo mais dois médicos de Cuba, “para que possamos ampliar ainda mais essas ações de prevenção”, finaliza.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora