Na última terça-feira, 30, a Prefeitura de Candiota deu o primeiro passo para o fomento da agroindústria familiar. Em parceria com a Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), aconteceu no Centro de Educação Popular e Pesquisa Agroecológica (CEPPA), um pré-lançamento do Programa que visa Incentivar a agroindústria no município.
O programa está previsto no Plano de Governo da atual gestão e tem como objetivo fortalecer a economia do município através da produção primária, ampliando a matriz produtiva.
Durante a atividade, o técnico da Emater, Humberto Alves, falou sobre o cenário do município, que possui uma atividade agropecuária bem diversificada. “O encontro está servindo justamente para se discutir as potencialidades e seus gargalos”, falou, ao lembra que através do poder público, o município possui alguns investimentos nessa linha. “Já temos uma agroindústria pra trabalhar com mel, uma padaria que também está em fase de conclusão e também estamos trabalhando em cima da construção de uma sala de filetagem pra agregar valor ao peixe”, relatou.
A microempreendedora, Lucelaine Ferreira que junto ao seu marido João Quintama, são pioneiros no município em trabalhar com a agroindústria familiar, na linha de embutidos, destacou que possuem uma expectativa promissora. “Com a regularização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) facilitou muito nosso trabalho, estamos tendo um retorno muito bom e a expectativa é de crescermos ainda mais, gerando mais empregos e quem sabe ser reconhecidos regionalmente”, afirmou.
O Secretário de Agropecuária, Artêmio Parcianello, enalteceu que a agroindústria familiar vem sendo um dos grandes focos da secretaria. “Escolhemos um coordenador para a área, construímos parcerias necessárias com a SDR e com a Emater e trabalhamos fortemente com o SIM, para que até o final do ano tenhamos o programa aprovado na Câmara, funcionando e incentivando as iniciativas locais”.
Segundo o prefeito, Adriano Castro dos Santos, na construção do plano de governo junto com a comunidade, a agroindústria surgiu como um tema importante para o desenvolvimento do município. “As vezes ficamos focados em poucas alternativas e essa é uma grande alternativa, em que podemos transformar a produção primária em produto industrializado que gera mais mão de obra, mais renda e mais receita, estamos satisfeitos com esse primeiro debate”, finalizou.