Nesta semana, uma comissão composta pela educação, assistência social, saúde e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA), junto ao prefeito Adriano Castro dos Santos, esteve reunida para formatar um projeto de prevenção ao uso de drogas no município.
A ideia é fazer um projeto dentro das escolas, conscientizando crianças e adolescentes sobre os malefícios do uso de drogas, atuando de forma preventiva. Dentro do projeto ainda pretende-se promover palestras e apresentações teatrais e campanhas em 12 escolas de Candiota, distribuindo cartilhas para que os professores continuem o debate com os alunos em sala de aula, incorporando o assunto nas disciplinas ministradas.
Segundo o prefeito, hoje há uma tendência de expansão do consumo de drogas entre os adolescentes, bem como da iniciação cada vez mais precoce, tornando necessária a realização de ações e medidas de prevenção. “Queremos dessa forma evitar a experimentação e a progressão para o uso regular, abuso e a dependência. A escola é importante nesse contexto, como o principal local de discussão e interlocução de tais ações preventivas dirigidas aos jovens”, afirmou o prefeito.
O projeto que conta com patrocínio da UTE Pampa Sul, está em processo de formatação e deve começar em breve.