Com o objetivo de fomentar o turismo no município, a Prefeitura contratou ainda em 2013 a empresa Rastro Selvagem – Conservação Ambiental, para realizar um inventário e diagnóstico turístico da cidade, o qual foi entregue na última semana para o prefeito Luiz Carlos Folador e a equipe envolvida nesse processo.
De acordo com Gustavo Arruda, representante da empresa Rastro Selvagem, o inventário teve como objetivo registrar, catalogar e formatar um banco de dados com todas as informações referentes ao setor: atrativos, serviços de apoio e infraestrutura turística. “agora o inventário vai ser cadastrado no sistema do Governo do Estado específico pra isso, facilitando assim o acesso da população e até mesmo de possíveis investidores às informações do inventário”, comentou Arruda.
Conforme o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Gil Deison Pereira isso possibilitará a definição de prioridades no planejamento para os recursos disponíveis. “A nossa proposta inicial quando implantamos a coordenadoria de Turismo era realizar uma conferência municipal para discutir as principais diretrizes, além de realizar esse inventário. Estou muito satisfeito com esse trabalho, pois a gente está contribuindo pra um turismo daqui a 100 anos, isso é uma das coisas mais importantes”, declarou Pereira ao ressaltar também que o inventário irá nortear a população e a administração não apenas no turismo. “Vai ser possível ter uma linha geral de diversas áreas do município, pra agropecuária, cultura, saúde, educação, enfim acho que um governo sério, com uma visão para o futuro não poderia deixar de fazer esse trabalho”, ressaltou.
Gildair Pereira da Paixão que foi o primeiro coordenador do setor quando foi criado o departamento de turismo, destaca que essa é mais uma etapa realizada. “Tenho orgulho de dizer que participei dessa iniciativa, outros passos virão com certeza principalmente a interlocução com a comunidade, com os futuros agentes desenvolvedor do turismo, acredito que são passos importantes dentro de uma estratégia pra transformar Candiota em uma cidade turística”, falou Gildair.
O prefeito Luiz Carlos Folador, acrescenta que o próximo passo será criar uma secretaria municipal de Turismo. “Pois o município está crescendo e o turismo é a indústria que mais cresce no mundo, precisamos investir nesse setor e o diagnóstico vem de encontro com essa proposta para fazer os encaminhamentos necessários”, argumentou o Prefeito.
Coordenadoria de Comunicação – Prefeitura de Candiota/RS
Raíssa Vargas – Coordenadora
Tags: Turismo