Em virtude de manifestações de moradores da Vila Residencial sobre a qualidade da água, o Setor de Saneamento, explica que o fato se deve ao consumo elevado, que acarreta numa produção maior que o projetado. De acordo com o setor, isso faz com que a decantação não seja feita no tempo suficiente necessário. Como a produção está maior, o processo acaba sendo feito em meia hora, sendo assim não decantando todas as partículas.
O setor afirmou que já está previsto também uma limpeza no decantador, melhorando, dessa forma, a qualidade da água. Para isso já está sendo acertado com o Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb), uma parceria para que o Departamento empreste o caminhão de sucção para que seja feita a limpeza no decantador mais rápido.
A Prefeitura também já está trabalhando para implantar duas novas Estações de Tratamento de Águua (ETAs) com capacidade de produção que vai atender a demanda do consumo. Uma localizada na Vila Operária já está com 80% da obra concluída, orçada em R$ 1,9 milhão e a outra será em Dario Lassance, a qual o projeto está em fase de conclusão, com valor de R$ 2 mihões.