Na tarde dessa quinta-feira, 16, mais um passo foi dado na consolidação da piscicultura em Candiota. Em reunião entre piscicultores, Emater, Cooptec e Secretaria de Agropecuária, foi fundada a Associação de Piscicultores de Candiota (APISCAN), com a finalidade de fortalecer o ramo no município.
Na ocasião já foi realizado um planejamento para atuação do grupo para os próximos 12 meses e eleita uma comissão provisória que trabalhará para formalizar a entidade. Sendo a comissão: Presidente: Ari Vargas; Secretário: Milton Zanatto Piazza e Tesoureiro: Celso Aguirres.
Piscicultor há mais de 15 anos, o presidente da Associação, Ari Vargas, enfatiza
que os produtores organizados em associação terão mais força para atuar no mercado. “Temos perspectivas de num futuro próximo conquistarmos uma sala de filetagem onde poderemos fazer um processamento mínimo do nosso pescado para comercializar em toda nossa região de atuação. Proporcionando com isso uma alternativa de alimento saudável para a população com preço acessível e consequentemente renda para os produtores da região”, falou.
De acordo com o secretário de Agropecuária, Fabiano Oswald, hoje o município conta com um grupo de 16 Piscicultores com 40 Tanques, com um potencial de produção para o próximo ano de 20 a 25 toneladas de Peixes. “Para isso exigirá uma forte organização e planejamento, de maneira que possa ser explorado o potencial da região”, falou.
O prefeito Luiz Carlos Folador que esteve presente na atividade afirmou que “essa iniciativa os tornará mais fortes e coesos, garantindo maior autonomia para avançar na produção e comercialização de peixes”, afirmou.
Na ocasião o técnico da Emater Matheus Caetano também fez uma Palestra aos participantes da reunião sobre: – Licenciamento Ambiental da Atividade; – Construção deTanques; – Identificação de Espécies; – Policultivos de Carpas; – Manejo da Água; – Desinfecção de Tanques e Identificação de Predadores.