O prefeito Luiz Carlos Folador foi empossado, nesta terça-feira, 31, como presidente da Junta de Serviço Militar do município de Candiota, na sala de reuniões da prefeitura, na presença do 1º Tenente QAO Edmundo Santos da Silva Filho e do 2º Tenente QAO Antônio Claudomir Santana Ribeiro, e do secretário da Junta de Serviço Militar de Candiota, Cláudio Hernandes.
Na oportunidade, o chefe do Executivo candiotense proferiu um juramento à bandeira, que discorre sobre a importância do município em cumprir os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que a cidade contribua para o exercício da cidadania e engrandecimento da Pátria. Os prefeitos, ao jurarem para a bandeira nacional, tornam-se representantes oficiais, firmando o compromisso com relação aos encargos do serviço militar e a manutenção da Junta Militar.
A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino que completam 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar.
Os jovens incorporados ao Exército, além de servir à Pátria, recebem instruções de qualificação, podendo além de soldados, ser eletricistas, encanadores, motoristas, operadores de máquinas e outras profissões necessárias.
O Exército é parceiro do município também através das Ações Cívico-Sociais (ACISO), que são um conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, desenvolvidas pelas organizações militares das forças armadas, nos diversos níveis de comando, com o aproveitamento dos recursos em pessoal, material e técnicas disponíveis, para resolver problemas imediatos e prementes. O apoio a pedido da prefeitura municipal quando há necessidade, pode ser na área de saúde, caminhão pipa, entre outros.