O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER) já está trabalhando para amenizar a situação das famílias prejudicadas pelas últimas chuvas, que totalizaram 382mm do dia 3 de janeiro até o momento. De acordo com a Secretária de Agropecuária, Lorena Cougo, já foram distribuídas telhas para 11 famílias no interior do município.
Durante reunião do Conselho, o Sindicato Rural informou também perda de 5% a 10% nas produções de soja. Houve perda também na produção de mel e na vitivinicultura. “Queremos finalizar um laudo para que futuramente os produtores possam usar na negociação de dívidas com os bancos”, afirmou a secretária Lorena.
Além disso, o poder executivo, por meio da Secretaria de Obras está organizando um roteiro de visitas em moradias que estão enfrentando problemas devido às fortes chuvas. O setor de comunicação da Prefeitura já fez um levantamento, em que 25 pessoas se manifestaram, pedindo uma visita. “A ideia é ir até os locais, fazer uma avaliação e ver de que forma podemos ajudar essas pessoas”, afirmou o prefeito em exercício, Gil Deison Lopes Pereira.
A equipe de estradas também já está trabalhando no interior do município, para melhorar a trafegabilidade dos moradores da zona rural.