Nessa quinta-feira, 22, foi realizado na Sede do Assentamento Roça Nova as assinaturas dos contratos com as empresas Moro e JRP para a execução de três projetos, sendo um para a execução de 30 açudes na comunidade quilombola, 23 em diversos assentamentos e 20 tanques para piscicultura, beneficiando ao todo 70 famílias da zona rural.
O investimento destes projetos é de aproximadamente R$ 600 mil, sendo que o recurso foi conquistado pelo município na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial – SEPIR/Incra e na Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR/RS.
Participaram do ato, o representante da SDR, Nei Maurente, o Prefeito Folador, o presidente da câmara, Guilherme Barão, representante da Cooptec, Francisco Cavaliere, da Emater, Mateus Caetano, representando o Movimento Sem Terra (MST) Eurico dos Santos, além de representantes da comunidade quilombola e dos agricultores beneficiados.
O secretário de Agropecuária de Candiota, Fabiano Oswald, ressalta a importância deste investimento que trará benefícios direto aos agricultores beneficiados. “A partir da implantação desses açudes eles terão água a disposição para irrigação, dessedentação animal e piscicultura. Agradecemos a parceria da SDR, da Sepir, do Incra, da assistência técnica da Cooptec, da Emater e da Secretaria de Agropecuária que elaboraram os projetos que possibilitaram a conquista deste recurso tão importante para o desenvolvimento da agropecuária do município e melhoria das condições de vida dos agricultores”, falou.
O prefeito Folador, destaca que esse é o resultado de um trabalho em equipe. Ele lembra que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi a responsável por licenciar todos esses açudes e a secretaria de planejamento, pela licitação. Agradecemos assim então todos aqueles que de alguma forma ou outra contribuíram para que estes investimentos se concretizassem.