Representantes da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. estiveram nesta semana em Candiota para dar início ao projeto do Centro de Empreendedorismo Comunitário. Esta é uma ação executada pela Eletrosul, em parceria com a empresa catarinense de confecção de camisas Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, e com a secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e Gabinete da Primeira-Dama.
O projeto social está trabalhando com a cooperativa União Faz a Força de Seival,onde em torno de 20 mulheres são capacitadas no curso de corte e costura e confecção de artigos de patchwork (retalhos), além de serem incentivadas a comercializarem seus produtos de forma cooperativada. “Elas se organizam e administram o próprio negócio em prol do grupo”, conta secretária de Ação Social, Hilda Rejane Bom.
A Dudalina faz a doação de retalhos (sobras de tecidos das camisas fabricadas pela empresa), capacita as participantes para a produção e garante ainda a compra de sacolas ecológicas produzidas pelas alunas ao preço de R$ 5,00 a unidade.
A Eletrosul é responsável pela mobilização, sensibilização, organização social, identificação de parceiros, assessoria em gestão administrativo-financeira e disponibilização de máquinas, equipamentos e utensílios para a realização do projeto. “Já as prefeituras disponibilizam o espaço físico adequado, definem o grupo de mulheres e indicam uma entidade assistencial devidamente constituída para emissão de notas fiscais para compra dos materiais”, explica a analista de Responsabilidade Social da Eletrosul, Samara Regina Bernardino.
O prefeito Luiz Carlos Folador destaca que o projeto vai contribuir para o desenvolvimento local. “As mulheres aprendem a empreender e incrementar suas rendas familiares. Mas a nossa ideia ainda é ir mais além, não queremos vender a sacola só para a região, mas sim para o Estado”, afirmou