Nesta sexta-feira, 19, o prefeito Luiz Carlos Folador, a coordenadora do Sine, Marcia Teixeira, e o coordenador de cultura, esporte e juventude e turismo, Jonas Morais, estiveram reunidos com o gerente de controle da Seival Sul Mineração (SSM), Nelson Kadel Jr, e a supervisora administrativa da SSM, Deise Fermino, para tratar sobre a parceria, entre o poder público e a instituição privada, na mineração e no programa de estágios.
Na oportunidade foram discutidos assuntos como a importância de formar talentos, já que a prefeitura e a empresa SSM percebem como um grande desafio trabalhar na formação de talentos para o mercado da mineração. “Por possuirmos processos que são específicos, acaba sendo difícil encontrar um profissional pronto no mercado”, explica o gerente.
Segundo Nelson, ao mesmo tempo ainda parece haver um hiato no mercado, que são os profissionais habilitados para trabalhar com a indústria 4.0 (a internet das coisas, que é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas; a computação em nuvem, entre outros). Por isso, a prefeitura de Candiota e a Copelmi acreditam que a parceria entre o poder público e a instituição privada, tem a possibilidade de potencializar as iniciativas de formação de talento para o mercado da mineração.
“Estamos ansiosos com a evolução do programa de estágios, no qual o foco é a formação do jovem candiotense”, finaliza Nelson.