O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção e do combate ao adoecimento emocional da humanidade e proporciona a reflexão, buscando estratégias políticas, sociais e culturais.
Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento das problemáticas relativas à Saúde Mental/Emocional dos indivíduos, a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação a ansiedade e o 4º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e do Sul.
Segundo a psicóloga Carla Aguzzi, nosso município reflete estes números, já que atende inúmeros casos de depressão em todas as faixas etárias, alcoolismo, drogadição, síndromes de ansiedade, violência doméstica e criminalidade, o que coloca em risco o equilíbrio mental, emocional, relacional dos indivíduos na sociedade.
Pensando no bem-estar da população candiotense, a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Saúde, promoverá encontros com os funcionários para tratar de assuntos relacionados à Saúde Mental, participando do Janeiro Branco. “Convidamos todos a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto vocês conhecem sobre si mesmos, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos! Vamos refletir?”, conclui a psicóloga.