Na última semana o prefeito Luiz Carlos Folador e o vice-prefeito, Paulinho Brum, participaram junto ao vereador Marcelo Gregório, e o professor Graciano, de uma reunião virtual com a doutora professora do instituto de geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rita de Cássia Marques Alves, tratando sobre o estudo da dispersão de poluentes aplicando modelos de mesoescala na região de Candiota, que está em andamento e é coordenado pela doutora desde 2013.
Durante a reunião Rita apresentou informações sobre o estudo da qualidade do ar do município e considerou uma atitude plausível do governo municipal demonstrar interesse neste estudo. “Em mais de 25 anos de estudos na região é a primeira vez que vejo a prefeitura se interessar pelas pesquisas que realizamos na região”, explanou Rita.
Para o prefeito o estudo realizado pela professora Rita na região de Candiota, será de grande valia na questão da luta a favor do carvão mineral. “Nosso ouro negro, o carvão, mais uma vez tem sofrido ataques de pessoas que não conhecem a realidade de Candiota e região. Vamos com auxílio de todos que sabem o que o carvão representa para economia, gerando renda de muitas famílias da região e sem prejudicar o meio ambiente, já que hoje existe muita tecnologia, queremos também comprovar cientificamente a boa qualidade do ar que temos no nosso município”, afirma Folador.
O prefeito, o vice-prefeito e o vereador Marcelo convidaram a doutora para estar presente na Câmara de Vereadores de Candiota, no próximo dia 5 de maio, onde Rita apresentará as informações sobre o estudo que vem realizando na cidade.