Na quinta-feira, 22, o prefeito Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito Paulinho Brum, a vereadora Hulda Alves, e a equipe de governo, receberam o deputado federal Afonso Hamm na prefeitura de Candiota.
Na oportunidade o deputado reforçou sua parceria com o município, através de emendas e em ações prioritárias. Segundo Hamm, um dos assuntos, ao qual ele tem especial atenção é em relação ao carvão mineral, do qual é vice-presidente da Frente Parlamentar no Congresso Nacional. O deputado, ao longo dos mandatos, atuou de forma efetiva para a manutenção desta matriz energética, assim como, na inserção de novas usinas na região, a exemplo da UTE Pampa Sul. “Sempre fiz a defesa do carvão mineral por acreditar, saber do potencial dessa matriz energética e o que representa para a nossa região na geração de energia firme, ambientalmente equilibrada e que gera emprego e renda”, relata o deputado.
Hamm aproveitou para anunciar a indicação de novas emendas para pavimentação e comentou que o município está prestes a receber um caminhão carreta truck para ser utilizado nas melhorias das estradas vicinais, além de um caminhão equipado com tanque isotérmico para o transporte de leite para contribuir no trabalho da Cooperativa de Produção Agropecuária do Pampa Gaúcho (Coopampa) e um ônibus escolar para o transporte dos alunos da rede pública municipal.
“Agradecemos a parceria do deputado Hamm, que já destinou no total mais de R$ 5 milhões em emendas para o município, o que demonstra sua prioridade com Candiota”, disse Folador, que solicitou uma articulação do deputado junto ao governo federal para marcar uma audiência com intuito de apresentar estudos de preservação ambiental e o potencial produtivo, com geração de energia, emprego e renda. O prefeito e vice destacam a parceria que o município tem com Afonso Hamm, desde o seu primeiro mandato e por ser o representante da região na Câmara dos Deputados.
Outro pedido de Folador foi quanto a importância do apoio do deputado e que estenda ao senador progressista, Luís Carlos Heinze, em relação ao projeto da Rota da Produção, que envolve os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Herval, que desenvolvem diversas áreas produtivas e o Turismo Rural. Uma demanda prioritária do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). “Temos uma alternativa econômica em relação ao asfalto e que podemos concretizar por intermédio de financiamento com apoio do governo federal”, explicou o prefeito. O deputado sinalizou total apoio a Rota da Produção.