Com o objetivo de manter uma cidade limpa, as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos trabalham há algum tempo de forma conjunta na fiscalização do descarte de lixo em locais públicos, além de realizar de forma contínua, campanhas e ações para evitar esse tipo de prática.
Dessa vez, uma área verde, localizada em Dario Lassance, entre a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e o Cemitério Municipal, está sendo alvo de descarte dos mais diversos tipos de lixo. Com a finalidade de preservar a área ambiental será feito uma limpeza no local e os fiscais estarão atentos a novas ações como essas.
De acordo com o secretário de Obras, Artêmio Parcianello, qualquer cidadão que seja visto descartando o lixo em local inadequado será multado, seguindo legislação vigente (Decreto Federal 2.848/40: Art 330). “Cada cidadão e empresa deve contribuir para mantermos a cidade mais limpa e agradável, esse é o papel de todos nós e agora estamos vigilantes no assunto”, destacou o secretário.
Já o responsável pela pasta de Meio Ambiente, Valdenir de Almeida, explica que a comunidade também pode ajudar nessa questão. “As pessoas podem nos ajudar identificando quem são e denunciar”, afirmou.
Almeida lembra que as secretarias já demarcaram pontos para descarte de podas e cortes de grama que estão referenciados com placas indicativas, sendo dispostos conforme a necessidade e disponibilidade de locais em cada bairro. Quanto ao recolhimento de outros tipos de lixo como entulho e restos de obras, deve ser paga uma taxa junto ao setor de arrecadação da Secretaria de Administração e Finanças para o posterior recolhimento.
Telefones para denúncia: 3245.8059 e 3245.1211