Para sair da rotina e oferecer aos alunos uma atividade diferenciada em outro turno, a Secretaria de Educação do município vem investindo no Projeto Cerâmica de Candiota na Escola desde 2012, além disso foi criado o projeto Teatro Além da Escola, que iniciou formalmente neste ano. Nesta semana, o Secretário de Educação, Adriano Castro do Santos fez a entrega de 10 kits de ferramentas e 15 litros de tinta, próprios para a cerâmica.
O projeto da cerâmica que começou com 40 alunos, atende hoje 120 estudantes. Além disso foi criado recentemente o chamado “Ateliê Aberto”, no Centro Cultural, para pessoas que tenham interesse em trabalhar com este tipo de arte. De acordo com o coordenador de ambos os projetos, Alex Perleberg, são disponibilizadas 15 vagas para o ateliê que estão abertas aos interessados.
O secretário dos Santos, destaca que o município sempre fará o possível para fortalecer essas atividades. “Eu vejo o trabalho que nossos alunos executam e fico maravilhado com os resultados, estão todos de parabéns pelo projeto”, falou.
Já o projeto do Teatro Além da Escola, atende 30 alunos, que segundo o coordenador foram selecionadas, devido a grande procura. Participam deste projeto estudantes do sexto ao nono ano, das escolas municipais Santa Izabel e Neli Betemps. As aulas acontecem no Centro Cultural, todas as quartas-feiras, das 13h às 15. Segundo Perleberg, as aulas são focadas no corpo e em performance teatral, fugindo das tradicionais peças teatrais.