A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta quinta-feira, 17, reunindo cerca de 70 pessoas no Centro de Eventos do município. A abertura contou apresentações artísticas do Coral dos Idosos e do projeto do CRAS Fazendo Arte. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, a conferência teve a participação de usuários, sociedade civil, servidores, conselhos e autoridades.
Após as apresentações, a palestrante, membro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Mara Maria Valandro, fez reflexões sob a temática, ajudando na escolha das demandas. Também foi realizado um debate para discutirem quatro eixos temáticos (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborar o relatório final.
A secretária de Assistência Social, Tamires Furtado, destacou a importância da participação dos usuários para melhorar as políticas públicas no desenvolvimento social: “As pessoas têm que ter a oportunidade para saírem da situação de vulnerabilidade social e evoluírem”, disse a secretária.
O prefeito Adriano Castro dos Santos, destacou que esse é um momento oportuno para a população de Candiota identificar o caminho que a Assistência Social traçou no município, seus avanços e desafios. “Tenho certeza que será realizado um ótimo debate nesta conferência, para que possamos avançar ainda mais nesse segmento”, falou.